O Ginga Mundo esse ano tem o carnaval como grande aliado, que terá a capoeira como tema e inspiração para os dias de folia momesca. Durante todos os anos, o Ginga Mundo, que já tem sua versão no Canadá, Estados Unidos, França, Espanha e Bélgica, vem se tornando o maior encontro já realizado no Brasil, onde capoeiristas, estudiosos e grandes mestres de todo o planeta trocam experiências, realizando um precioso intercâmbio entre capoeiristas e as diversas manifestações culturais oriundas da capoeira.
O IV Encontro Internacional de Capoeira – Ginga Mundo terá uma programação bastante variada que envolve shows, oficinas de percussão, capoeira de Angola, regional, contemporânea e infantil, samba e maculelê; rodas de capoeira, mostras audiovisuais, frevo pernambucano e manifestações culturais de Martinica e Brasil. O mestre João Grande irá passar seus conhecimentos na oficina de capoeira. Além dele, estarão presentes os capoeiristas Lua Rasta, Cobra Mansa, Boca Rica, Neneu, Capixaba, Sabiá e outros. Uma homenagem será prestada aos capoeiristas João Grande e João Pequeno pela contribuição e serviços prestados a arte da capoeira.
Da Martinica estarão presentes as manifestações intituladas Ladja e Belé. O Brasil estará representado pelos grupos Berimbraw, Ganhadeiras de Itapuã, Samba de Lata, Samba Pandeiro e Viola, Maculelê de Santo Amaro, Frevo e Filhos de Gandhy. Farão parte ainda palestras e seminários sobre a capoeira, sua história, importância cultural, social e econômica, levando em conta sua abrangência no Brasil e no mundo. “Este encontro tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para a prática da capoeira, sua história de resistência, difundindo o surgimento de novas manifestações culturais oriundas da capoeira, incentivando e valorizando a sua prática no Brasil. Elevando assim a importância da capoeira como esporte, cultura e meio de sobrevivência”. Explica o mestrando Sabiá, coordenador do evento.


Nenhum comentário:
Postar um comentário